180 horas
Competências a desenvolver
- Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da fotografia no meio jornalístico, publicitário e da comunicação social, planejando, realizando e experimentando a técnica e linguagem fotográfica
Conteúdo
- Filosofia da imagem e a práxis fotográfica
- A fotografia como documento social e persuasivo
- Realidade e realismo: a legitimidade da imagem fotográfica
- História do fotojornalismo
- História da fotografia publicitária
- A imagem fotográfica em seus diferentes suportes
- Percepção e sintaxe da linguagem visual
- Leitura da imagem
- Luz como recurso técnico e criativo
- Movimento e profundidade de campo focal como linguagem
- Registro de imagem, composição visual, relação de quadro e ângulo de captura da imagem
- Portfólio e projeto em fotografia
Unidades de aprendizagem
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA (60h)
Ementa: Realização e prática da linguagem e técnica da fotografia
publicitária. Percepção e sintaxe da linguagem visual. Leitura da
imagem. Luz como recurso técnico e criativo. Composição visual,
movimento e profundidade de campo focal como linguagem. Manipulação,
tratamento de imagem e edição de imagem. A relação entre direção de
arte, layout e fotografia publicitária. Portfólio e projeto em
fotografia publicitária.
FOTOGRAFIA JORNALÍSTICA (60h)
Ementa: Realização e prática da linguagem e técnica da fotografia
jornalística e documental. Percepção e sintaxe da linguagem visual.
Leitura da imagem. Luz como recurso técnico e criativo. Composição
visual, movimento e profundidade de campo focal como linguagem.
Tratamento de imagem e edição de imagem. O reporter fotográfico.
A relação de pauta jornalística e imagem. Portfolio e projeto em
fotografia jornalística e documental.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA (60h)
Ementa: Filosofia da imagem e a práxis fotográfica. A fotografia
como documento social e persuasivo. Realidade e realismo: a
legitimidade da imagem fotográfica. História da fotografia e a
imagem fotográfica em seus diferentes suportes. Direitos e usos da
imagem fotográfica. Semiótica visual aplicada.
Portfólio de produção
- Produção de material fotográfico analógico e digital