Planejamento e Produção Fotográfica

180 horas

Competências a desenvolver

  • Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da fotografia no meio jornalístico, publicitário e da comunicação social, planejando, realizando e experimentando a técnica e linguagem fotográfica

Conteúdo

  • Filosofia da imagem e a práxis fotográfica
  • A fotografia como documento social e persuasivo
  • Realidade e realismo: a legitimidade da imagem fotográfica
  • História do fotojornalismo
  • História da fotografia publicitária
  • A imagem fotográfica em seus diferentes suportes
  • Percepção e sintaxe da linguagem visual
  • Leitura da imagem
  • Luz como recurso técnico e criativo
  • Movimento e profundidade de campo focal como linguagem
  • Registro de imagem, composição visual, relação de quadro e ângulo de captura da imagem
  • Portfólio e projeto em fotografia

Unidades de aprendizagem

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA (60h)
Ementa: Realização e prática da linguagem e técnica da fotografia 
publicitária. Percepção e sintaxe da linguagem visual. Leitura da 
imagem. Luz como recurso técnico e criativo. Composição visual, 
movimento e profundidade de campo focal como linguagem. Manipulação, 
tratamento de imagem e edição de imagem. A relação entre direção de 
arte, layout e fotografia publicitária. Portfólio e projeto em 
fotografia publicitária.
FOTOGRAFIA JORNALÍSTICA (60h)
Ementa: Realização e prática da linguagem e técnica da fotografia 
jornalística e documental. Percepção e sintaxe da linguagem visual. 
Leitura da imagem. Luz como recurso técnico e criativo. Composição 
visual, movimento e profundidade de campo focal como linguagem. 
Tratamento de imagem e edição de imagem. O reporter fotográfico. 
A relação de pauta jornalística e imagem. Portfolio e projeto em 
fotografia jornalística e documental.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA (60h)
Ementa: Filosofia da imagem e a práxis fotográfica. A fotografia 
como documento social e persuasivo. Realidade e realismo: a 
legitimidade da imagem fotográfica. História da fotografia e a 
imagem fotográfica em seus diferentes suportes. Direitos e usos da 
imagem fotográfica. Semiótica visual aplicada.

Portfólio de produção

  • Produção de material fotográfico analógico e digital

Deixe um comentário