Comunicação, Mídia e Política

150 horas

Competências a desenvolver

  • Reconhecer a realidade e pensar alternativas ao modelo político de regulação, apropriação e ação política das corporações midiáticas
  • Avaliar as mudanças nas relações de poder propiciadas pelas novas ferramentas de comunicação

Conteúdo

  • Estado e Sociedade Civil
  • Desenvolvimento histórico do pensamento político
  • A comunicação social na Constituição brasileira
  • Produção de sentidos ideológicos no âmbito da política
  • Tecnologia, inovação e inclusão política
  • Relação sociedade e Estado no Brasil: democracia e patrimonialismo
  • Mídia e democracia
  • O processo de redemocratização e as políticas de comunicação
  • Sociedade midiatizada e ação política
  • História crítica das relações entre mídia e governos no Brasil
  • Eleições: mídia e mercado do voto

Unidades de aprendizagem

MÍDIA: TECNOLOGIA E PODER (60h)
Ementa: Mudanças propiciadas pelas novas ferramentas de comunicação, 
seus espaços e possibilidades de poder.
MÍDIA: POLÍTICA E IDEOLOGIA (90h)
Ementa: A realidade e alternativas ao modelo político de regulação, 
apropriação e ação política das corporações midiáticas.

Portfólio de produção

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