150 horas
Competências a desenvolver
- Reconhecer a realidade e pensar alternativas ao modelo político de regulação, apropriação e ação política das corporações midiáticas
- Avaliar as mudanças nas relações de poder propiciadas pelas novas ferramentas de comunicação
Conteúdo
- Estado e Sociedade Civil
- Desenvolvimento histórico do pensamento político
- A comunicação social na Constituição brasileira
- Produção de sentidos ideológicos no âmbito da política
- Tecnologia, inovação e inclusão política
- Relação sociedade e Estado no Brasil: democracia e patrimonialismo
- Mídia e democracia
- O processo de redemocratização e as políticas de comunicação
- Sociedade midiatizada e ação política
- História crítica das relações entre mídia e governos no Brasil
- Eleições: mídia e mercado do voto
Unidades de aprendizagem
MÍDIA: TECNOLOGIA E PODER (60h)
Ementa: Mudanças propiciadas pelas novas ferramentas de comunicação,
seus espaços e possibilidades de poder.
MÍDIA: POLÍTICA E IDEOLOGIA (90h)
Ementa: A realidade e alternativas ao modelo político de regulação,
apropriação e ação política das corporações midiáticas.
Portfólio de produção