240 horas
competências a desenvolver
- Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos e materiais no campo de atuação jornalístico em diferentes meios e suportes, voltados para a realização dos objetivos estratégicos em comunicação
Conteúdos
- Comunicação e poder
- Movimentos sociais e diversidade cultural
- Notícia como produto
- Mercado e monopólio e divisão do trabalho na grande empresa jornalística
- Práticas jornalísticas: as alternativas e o hegemônico
- Campos de atuação e as novas oportunidades
- Democratização da informação
- O acesso aos meios de produção e veiculação
- Projetos em jornalismo
Unidades de aprendizagem
JORNALISMO E MERCADO (120h)
Ementa: Práticas jornalísticas alternativas e hegemônicas; notícia
como produto. Comunicação e poder. Mercado e monopólio. Mercado
Regional. Democratização da informação. Movimentos sociais. Meios
de produção e veiculação. Campos de atuação.
PROJETOS EM JORNALISMO (120h)
Ementa: Notícia como produto. Planejamento, execução e análise de
projetos comunitários, estratégicos e corporativos.
Portfólio de produção